Breve Historial do Museu
O Museu Nacional dos Coches está instalado no edifício do antigo picadeiro real de Belém, construído em finais do século XVIII, em estilo neoclássico, com projecto do arquitecto italiano Giacomo Azzolini. Foi criado e inaugurado pela rainha D. Amélia de Orleáns e Bragança, no dia 23 de Maio de 1905, com uma colecção de 29 veículos da Casa Real, fardamentos, arreios e acessórios de cavalaria.
A colecção foi aumentando pelo que em 1944 foi inaugurado um novo salão de exposição. Em 1984 um acordo com o Paço Ducal de Vila Viçosa permitiu criar um anexo onde foram expostos mais 72 veículos até aí em reserva.
Pudemos observar e aprender alguns aspectos sobre Coches, Berlindas, Liteiras, Cadeirinhas, por exemplo:
As Berlindas devem o seu nome ao facto de terem vindo de Berlim, são mais altas do que os Coches, necessitando por isso de um degrau.
Berlinda
Coches e Berlindas eram ricamente decorados a ouro e de acordo com o género da pessoa a que se destinavam. Para uma senhora as decorações apresentavam temáticas mais femininas como flores, para um homem e de acordo com a sua condição e estatuto social existiam decorações / símbolos associados ao poder como águias e leões.
Coches, Berlindas e Carruagens eram puxadas por cavalos.
As Liteiras eram puxadas por mulas.
Liteira
As cadeirinhas eram puxadas por 2 a 4 homens.
Cadeirinha
“A princesa Beringela” - Trata-se da história de uma linda princesa aprisionada numa torre de um castelo por uma bruxa e vigiada por um dragão que vai ser derrotado por um valente príncipe que a leva de coche para um final feliz...