Hoje aprendemos que:
- Há muitos, muitos, muitos anos alguns Povos ocuparam e habitaram a cidade de Lisboa. Foram acontecimentos, que ocorreram em épocas anteriores à Fundação de Portugal como, por exemplo: a ocupação Romana (Império Romano - proveniente de Roma na Península Itálica - Itália) e a ocupação Árabe (povo proveniente do norte de África).
- D. Afonso Henriques foi o fundador de Portugal e conquistou Lisboa aos mouros.
Consultámos o mapa do mundo, para localizar Lisboa (a capital do nosso país), Portugal Continental e Ilhas, o Norte de África e Itália (Roma).
Objectivo:
Preparar a nossa Visita de Estudo, que ocorrerá na segunda-feira (dia 22-11), onde poderemos conhecer algumas das marcas deixadas por essas civilizações.
Aqui ficam algumas informações gerais e dois vídeos sobre as duas exposições, que visitaremos no Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros.
A História do Sítio
Próximo do Arco da Rua Augusta, a ocupar quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, situa-se um edifício do Millennium bcp.
Entre 1991 e 1995, no decorrer das obras de remodelação aí efectuadas, a perfuração do pavimento pôs a descoberto estruturas arqueológicas de civilizações que, ao longo dos tempos, habitaram Lisboa.
Pelas suas características únicas - aí se podem percorrer 2.500 anos da História de Lisboa - este espaço, agora designado Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), sendo um espaço do Millennium bcp, é também património da Cidade e mesmo do País, entendendo-se que, como tal, deve ser acessível ao público em geral.
Exposição "Ossos que contam História" é uma nova área expositiva, que de forma pedagógica, enriquece e apresenta fragmentos da história do Homem e dos animais, "contada" por ossos de animais recuperados no decurso de escavações arqueológicas realizadas na área actualmente ocupada pelo NARC.
Além dos vestígios arqueológicos de um peixe tão importante na alimentação dos olisiponenses durante a ocupação romana, em exposição estarão também as ânforas que fizeram chegar a todos os pontos do império romano as conservas de peixe e a popular pasta de sardinha.
O NARC
Exposição "Ossos que contam História"
Também poderá aceder ao vídeo clicando em NARC
(Parte 2 - publicação editada a 16/05/2015 - Em 2010/11/22 _ Foi Hoje que realizámos a Visita de Estudo ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, tal como tínhamos planeado.
Durante a visita as crianças manifestaram muito interesse sobre o que observavam e escutavam através da guia, que nos acompanhou durante a visita. Por vezes, a guia colocava questões sobre o que estava a ser explicado e observado. As crianças tiveram uma participação activa, respondendo acertadamente a muitas das várias perguntas,que, gradualmente íam sendo feitas.
Para além de interessante, de termos aprendido muitas coisas, percorremos a cave do edfício do NARC, onde se encontram os vestígios de Feníncios, Romanos e Árabes foi uma verdadeira aventura.)
Este blogue destina-se a registar e a partilhar alguns dos recursos educativos, utilizados por mim na minha prática pedagógica, bem como algumas das actividades realizadas com o meu grupo de crianças de 5 anos de idade. Será, simultaneamente, um outro modo de comunicação entre todos os intervenientes educativos da Sala Arco-Íris - crianças, famílias e equipa pedagógica.
Projecto Curricular de Turma 2010/2011
No presente ano lectivo - 2010/2011 - o nosso Projecto Curricular de Turma é Descobrir Lisboa.