Projecto Curricular de Turma 2010/2011

No presente ano lectivo - 2010/2011 - o nosso Projecto Curricular de Turma é Descobrir Lisboa.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Fragata D.Fernando II e Glória

Hoje ficámos a conhecer um pouco da história desta fragata, pois amanhâ iremos a Cacilhas, para realizar uma visita de estudo a este navio-museu.


Como museu vivo, a Fragata "D.Fernando II e Glória" tem o apetrechamento próprio de um veleiro do séc. XIX e a reconstituição de cenas da vida de bordo dessa época.






A Fragata D. Fernando II e Glória foi o último grande navio que os estaleiros do antigo Arsenal Real de Marinha de Damão construíram para a marinha Portuguesa.

A viagem inaugural, de Goa para Lisboa, teve lugar em 1845, com largada a 2 de Fevereiro e chegada ao Tejo a 4 de Julho. Durante os 33 anos em que navegou, percorreu cerca de 100 mil milhas, correspondentes a quase cinco voltas ao mundo.

No século XX, em meados dos anos 40, não estando já em condições de ser utilizada pela Marinha, iniciou uma nova fase da sua vida, passando a servir como sede da "Obra Social da Fragata D. Fernando", criada para recolher rapazes oriundos de familias de fracos recursos económicos, que ali recebiam instrução escolar e treino de marinharia.

Em Abril de 1963, foi destruída em grande parte por um incêndio, tendo permanecido ao longo de três décadas "encalhada" no Mar da Palha.





Foi depois recuperada, tendo os trabalhos ficado concluídos em 1998, para os quais a Câmara Municipal de Almada contribuiu financeiramente, além de muitas outras entidades.


A Fragata recebeu o nome de "D.Fernando II e Glória", não só em homenagem a D.Fernando Saxe Coburgo Gota,marido da Rainha D.Maria II,mas também por ter sido entregue à protecção de Nossa Senhora da Glória, de especial devoção entre os goeses.



D.Fernando II




Informações colhidas em:

terça-feira, 22 de março de 2011

Os nossos Desenhos sobre a Visita a um Departamento de Hidráulica

É só clicar em desenhos, para visualizar o que desenhámos sobre a nossa visita a um departamento de hidráulica.



Como Funcionam as Barragens

Ontem visitámos um Departamento de Hidráulica para aprender como funcionam as barragens e qual a sua utilidade. Aprendemos, que algumas servem para produzir energia hídrica - energia produzida a partir da água - e outras destinam-se ao abastecimento de água das nossas casas. A energia hídrica obtém-se através do aproveitamento do movimento das águas, que movimentam mecanismos no interior da barragem. Os mesmos são ligados a geradores, que convertem a energia do movimento em energia eléctrica. Antes de realizarmos a visita visualizámos este pequeno filme e algumas imagens, para adquirirmos alguns conhecimentos sobre as barragens. Deste modo ficámos mais receptivos quanto ao que pudemos observar e aprender.




Esquema transversal de uma barragem


Esquema de um Gerador / Turbina de uma Barragem Hidroeléctrica



(Imagens recolhidas em http://www.portal-energia.com/)



Hoje relembrámos o que gostámos / aprendemos com esta visita de estudo:

- A Barragem do Rio Tua serve para produzir energia.

- A energia serve para ligar: os candeeiros à noite; os electrodomésticos e mover transportes como o comboio, o eléctrico e alguns carros.

- O Rio Tua vai juntar-se ao rio Douro (onde desagua).

- Estes rios situam-se no norte de Portugal.

- As barragens têm comportas, que regulam a saída da água.

- As barragens servem para armazenamento de água em lugares em que há seca.



O Rio Tua
O Mapa dos Rios de Portugal


sexta-feira, 11 de março de 2011

Aprendemos uma Rima Infantil


O Senhor Capitão

O Senhor Capitão
Vai a bordo do navio,
dá-lhe o vento
dá-lhe o frio:
- Que arrepio!
-Que arrepio!
Aaaatchim!!




(in, Sementes de Música para bebés e crianças. FERRÃO, Ana Maria, RODRIGUES, Paulo Ferreira. Editorial Caminho 2008)




(Ilustração de Madalena Matoso para o Livro Sementes de Música)