Projecto Curricular de Turma 2010/2011

No presente ano lectivo - 2010/2011 - o nosso Projecto Curricular de Turma é Descobrir Lisboa.

sábado, 16 de maio de 2015

Mimi e a Abóbora (algumas atividades)

Aproxima-se o Dia das Bruxas. Esta não é uma tradição da nossa cultura, mas é tratada porque muitas das crianças conhecem a existência deste dia e das brincadeiras que lhes são inerentes. A nossa sociedade celebra O Pão por Deus e iremos celebrá-lo igualmente na nossa instituição


Escutámos uma história da Mimi (Que Grande Abóbora, Mimi!, de Korky, Paul, Valerie Thomas, edição: 2010). "Sinopse: A bruxa Mimi adora abóbora cozinhada de todas as maneiras. Por isso, decide descobrir uma forma de ter sempre abóbora à mão, para preparar os seus pratos preferidos (e do Rogério). Mas, como sempre, as coisas não correm como desejado e a Mimi vê-se a braços com uma abóbora gigante... Como irá ela resolver mais esta embrulhada? Descobre tudo no novo livro da Mimi!"
Na mensagem desta história, para além do imaginário, salientámos a importância dos legumes e em especial da abóbora. Também pintámos e desenhámos a propósito da história. Observámos a nossa grande abóbora, que irá ser utilizada para fazermos doce de abóbora e depois a sua casca irá servir para esculpir uma cabeça de bruxa. A abóbora é um alimento muito rico, que serve para fazer doce,sopa e outras iguarias. Como o no exemplo seguinte, através de pesquisa encontrámos esta receita, que fica como sugestão, pois parece ser uma delícia a experimentar.


Pão de Abóbora com Nozes

Ingredientes:

500 g de farinha sem fermento T65
100 g de abóbora cozida, bem escorrida e em puré
1 saqueta de levedura para pão (11g)
1 pitada de sal
50 g de açúcar
sumo de meia laranja (+/- 40 ml)
50 ml de azeite virgem
300 ml de água morna (pode ser a água da cozedura da abóbora)
50 g de nozes picadas grosseiramente
Preparação:

Numa taça pôr a farinha e os restantes ingredientes secos, excepto as nozes, fazer um buraco no meio e colocar a abóbora e os restantes ingredientes líquidos, amassar bem e por fim adicionar as nozes, pôr a levedar durante cerca de meia hora ou até a massa duplicar de volume coberto por um pano branco e longe de correntes de ar (eu utilizo o micro-ondas, sem o ligar, claro!)

Ao fim desse tempo voltar a amassar ligeiramente e voltar a deixar levedar de novo, já numa forma de pão de forma, ou com as mãos enfarinhadas fazer pequenos pães e coloca-los num tabuleiro deixando bastante espaço entre eles para não se colarem.

Vai ao forno quente, 200º com ventilação por cerca de 30 minutos ou até o pão estar cozido.


http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/28418.html


(Mensagem redigida em 2010/10/22)